Lendas

   atraente      boitatá      cachimbo      cavalos      cheia      fogo      folclore      geração      homem      imaginação      lendas      lobo      mitos      mulheres      natureza      negro      padre      peixe      perna      pescoço      populares      prata      rio      sexta-feira      travessuras      vermelho   
Podemos definir o como um conjunto de mitos e que as pessoas passam de geração para . Muitos nascem da pura das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e . Muitos deles deram origem à festas , que ocorrem pelos quatro cantos do país.

Boitatá
Representada por uma cobra de que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a . Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".

Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um jovem, bonito e charmoso que encanta em bailes e festas. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do para transformar-se em um boto.

Lobisomem
Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de em seu coração seria capaz de matá-lo.

Mula-sem-cabeça
Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um . Como castigo, em todas as noites de quinta para é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelo .

Saci-Pererê
O saci-pererê é representado por um menino que tem apenas uma . Sempre com seu e com um gorro que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando e se diverte muito com isso. Adora espantar , queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

Mãe-D'água
Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de . Com seu canto , consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.